terça-feira, 25 de novembro de 2008

O GRANDE MIX DAS CULTURAS - Rafael Kanomata



É muito simples e rápido de se notar que a diversidade de povos e culturas é imensa no nosso país. Temos dezenas de tribos indígenas espalhadas pelo Brasil, descendentes de diferentes nacionalidades, como italianos, alemães, japoneses e muitas outras. Isso é importante, pois enriquece a nossa cultura. Nós, os brasileiros, estamos sempre provando culinárias, costumes, até pontos de vista diferentes. Essa mescla de valores é certamente um aspecto positivo para a sociedade.
Mas ao valorizar muito a DIVERSIDADE CULTURAL, estamos lentamente perdendo a nossa própria identidade. Se permanecer desta maneira, seremos apenas essa mescla de povos, sem a população “realmente” brasileira, o que se pode considerar desvantagem de ter uma população muito diversa.
Um ícone que podemos relacionar à eliminação da DIVERSIDADE CULTURAL é o ditador nazista Adolf Hitler, que agiu durante o período da Segunda Guerra Mundial, que era contra qualquer outro povo ou cultura, que não a alemã, existente no globo. Por isso, cometeu as várias atrocidades que a História tem conhecimento, devido a um senso de nacionalismo excessivo e á falsa superioridade.
Enfim, é possível chegar a uma conclusão: a DIVERSIDADE CULTURAL é de suma importância. Ela é responsável por manter a identidade étnica dos povos espalhados pela Terra.
E ponderado, é possível fazer uma “analogia à biodiversidade”. Caso fossem extintas as espécies uma a uma, ocorrerá a extinção total das espécies, o que certamente não nos é, digamos, interessante. Por isso, ao valorizar a diversidade, estamos valorizando diretamente a humanidade.

Nenhum comentário: