terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Importante Diversidade Cultural - Kalleb Smokou 2ºB


A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, bem como suas tradições, crenças, linguagem e organização social. Isso é essencial para a humanidade, por promover a paz e a segurança no plano local, nacional e internacional. É defendida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e deveria sê-la por nós também.
Lidar com a diversidade, seja ela racial, social, econômica ou religiosa, não é facil. Mas é tarefa de quem educa, pai ou professor. Ampliar os horizontes de crianças e jovens e educá-los para o respeito as mais diversas crenças é essencial nos tempos modernos. Aprender a viver em comunidade é saber lidar com a diferenças de qualquer natureza.
Infelizmente, existem pessoas que têm algum tipo de preconceito em relação a outros, por causa de etnia ou religião. O preconceito nasce do medo e da ignorância, de quem não tem conhecimento sobre determinada cultura, e mesmo assim sente-se no direito de impor suas idéias irracionais e sem base.
A verdade é que, se queremos viver em harmonia e ter uma sociedade justa e eficiente, na qual nossos filhos possam viver bem, e nós também, devemos semear a diversidade cultural. Permiti-la e promovê-la entre as pessoas, para que assim, barreiras entre as diversas etnias possam ser quebradas e nossa sociedade se desenvolva, sendo mais unida, e mais evoluída.

Nenhum comentário: