segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Banhos de Sangue na TV - Danilo Ferraz 3o.A


A todo o momento, sem sequer nos darmos conta, somos fortemente influenciados pela principal entidade do mundo: a mídia. Sobre ela está a responsabilidade de passar informação e denunciar absurdos de uma sociedade doente, da qual todos fazemos parte. Infelizmente na maioria das vezes, essa ética é desrespeitada na busca de alguns pontos a mais na audiência.
É deprimente a forma com que, nos mais variados meios de comunicação, um sensacionalismo “escancarado”, possa fazer com que multidões sejam incapazes de discerni-lo. É como em Roma, em que assistindo as lutas entre homens e animais, chegavam próximos de um orgasmo ao ver banhos de sangue, parentes de vítimas chorando e bandidos fazendo reféns ao vivo.
Mas a pergunta é: como solucionar este triste problema? É plenamente viável a manutenção de um órgão responsável pela fiscalização, que por sinal já existe, mas pouco faz.
Por outro lado quem mais deveria fiscalizar os meios de comunicação, que são voltados a nós, se não nós mesmos?! As pessoas não sabem a força que têm e aceitam de forma cada vez mais passiva a problemas como estes.É claro que deve se preservar a autonomia e a liberdade de expressão dos meios de comunicação, mas temos que cobrar ética e respeito para com nós mesmos. Se assim fizermos uma grande melhora nessa tão importante entidade será notada e isso conseqüentemente terá reflexos nas diversas outras áreas da sociedade.

Nenhum comentário: