segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TV, Internet, games e realidade - Jussara Coutinho 2ºA


Os meios de comunicação aos poucos foram surgindo e participando da nossa vida. Hoje não conseguimos mais ter uma vida independente de toda essa tecnologia.Temos informações sobre acontecimentos de todo o mundo, e ainda temos a oportunidade de viver em um universo paralelo. A questão é, até que ponto devemos introduzir esses aparelhos em nossas vidas? E “nos introduzir” neles? É saudável convivermos tanto com isso, independentemente do prazer em tê-los?
Basta a nós selecionar o que acompanhamos e rever nossas prioridades. A televisão nos oferece uma variedade incrível de filmes, programas, novelas, reality shows, e na maioria das vezes assistirmos uma vez apenas, torna-se impossível. Não apenas a televisão, assim como a internet e games exercem um poder incalculável em nossas mentes. Somos manipulados por propagandas e a simples ilusão de que temos o controle sobre algo que “nos” controla.
A vulnerabilidade de cada um é que faz a diferença. Devemos ter a malícia, a visão crítica sobre tais atos. O tempo deve ser controlado, e a escolha da programação, site ou jogo, deve ter ao fundo uma relação de aprendizado, ou que seja, sensatez.
Temos a oportunidade e livre arbítrio para decidir o rumo de nossas ações e “vícios”. Só não podemos deixar de viver a nossa realidade e aproveitar nossas vidas. E você? Em que plano da sua vida está essa a tecnologia?

Nenhum comentário: