sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Auto-realização, felicidade e sucesso: necessidade ou ilusão? Rafael Kanomata - 2o.B



Atividades relacionadas ao “cultivo” de uma auto-estima saudável têm se tornado cada vez mais populares. Provocam na mente das pessoas a sensação de que realmente ajudam. Porém, apesar desta sensação ser verdadeira, real, ela pode ser uma grande ilusão.
No Brasil, a auto-ajuda se espalhou como um gênero literário de grande sucesso, o que é frustrante. O fato de ser um gênero bastante popular nos permite dizer que os brasileiros sofrem de baixa auto-estima, tendo que recorrer à ajuda deste estilo para poder alcançar o objetivo desejado. Mas na maioria das vezes, ocorre sucesso, tornando-o, digamos, confiável.
Porém, um de seus maiores problemas é a existência da falsa expectativa. Tais livros cultivam a esperança de seus leitores. Em conjunto com a fé, a esperança aumenta ainda mais. Mas caso o fato desejado não venha a acontecer, haverá, certamente, uma grande decepção, que fará com que a auto-estima retorne à estaca zero.
Mas no fim, é importante ter fé, ser otimista. A função destes livros é certamente nobre, por ajudar pessoas com problemas. Portanto, é possível concluir que o estilo auto-ajuda é realmente necessário, é essencial para se ter uma auto-estima saudável.

Nenhum comentário: