sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Companheiros ou inimigos? - Jussara Coutinho - 2o.A


O desenvolvimento sustentável é um termo muito utilizado nos últimos tempos. Seu principal objetivo é, em palavras simples, fazer o uso dos bens naturais sem afetar as gerações futuras. Perfeito seria se esta fosse a tão desejada solução para o prolongamento da vida humana no planeta.
Infelizmente as prioridades não convêm com as necessidades. No mundo em que vivemos, o egocentrismo toma conta, e o seu superior é a lucratividade. O capitalismo visa acima de tudo se desenvolver e lucrar. Tem poder o mais privilegiado pelas notinhas, independente da procedência delas.

Tudo que faz esse grande mercado funcionar são matérias-primas que o ambiente nos dispõe. Existe tudo em comum entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, pena que eles são inversamente proporcionais.
O desenvolvimento sustentável surgiu para amenizar os danos causados pelo grande crescimento da demanda empresarial. Porém o ‘pequeno problema’ é que vai além de retirar uma árvore e plantar outra no lugar. Já vivemos no resultado de um ambiente totalmente cansado e danificado. Com certeza há chances de melhorar, só nos falta a solução. Quando aparece com uma tentativa é utilizada para o contrário. Grande hipocrisia. Muitas empresas usam do desenvolvimento sustentável para maior faturamento, colocando o termo como desculpa ou até mesmo como máscara.
Há equilíbrio entre capitalismo e desenvolvimento sustentável?Ao ponto em que chegamos, há como manter nosso ritmo econômico sem afetar a natureza? Só é possível mudando nossa mentalidade e padrão de vida. Quem quer começar?

Nenhum comentário: