sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Patrimônio cultural - Jussara Coutinho 2ºA



Em nosso país deste que nascemos e fazemos parte da sociedade somos capazes de compreender em que patamar está a cultura, educação e certos valores. Infelizmente não é prioridade alguma, tanto para a população quanto para o governo. Aos nossos olhos estão museus abandonados, patrimônios destruídos e um imenso descaso com a educação.
Muitas vezes o que dá a parecer é que tais patrimônios culturais são construídos apenas para “estar na cota”, apenas por ter e mostrar que tem. Tiramos essa conclusão apenas pela observação de serem construídos e literalmente largados, sequer um bom sistema de segurança para evitar o roubo de obras raras existe. Reparações, reformas, manutenção, são palavras desconhecidas a quem freqüenta e acompanha de perto a deterioração dos nossos bens.
Vergonha é o que, nós, cidadãos, iremos sentir se compararmos a situação do nosso país em relação a isso, a outros que em 1º lugar se importam com a educação. É o que deveríamos fazer, e começando pelas crianças, criar programa de incentivo a leitura, à freqüência em museus e bibliotecas... O que temos que aprender é a dar o devido valor à educação e à cultura. E tudo pode começar em casa.

Nenhum comentário: